terça-feira, 26 de novembro de 2013

O ensino da matemática nas escolas sempre foi questionável devido sua qualidade ou falta dela. Muitos professores até hoje ensinam de maneira tradicionalista, utilizando apenas os livros e poucos recursos diferenciados. Esse é um dos motivos pelo qual tantas crianças e adultos pouco compreendem esta disciplina. Educadores, para ensinarmos algo precisamos gostar e principalmente entender. 

Hoje, há diversos recursos e maneiras de se trabalhar a matemática nas escolas de forma lúdica e que, de fato, proporcione aos alunos o aprendizado significativo. Aquele que não só sabe, mas que entende.
Para isso, nós, acadêmicas do curso de Pedagogia do 5° e 6° semestre estudamos alguns métodos e recursos na disciplina de Matemática e temos convicção da importância e relevância do mesmo.

Vocês conhecem o Ábaco? Pois bem, ele é um antigo instrumento de cálculo formado por uma moldura de bastões e arames nos quais são encaixados peças(representam os números). Cada coluna representa os elementos de contagem e facilita o ensino das ordens de UNIDADE, DEZENA e CENTENA. Na faculdade, a professora explicou sobre o ábaco e nos ensinou que ele é um instrumento valioso para ensinarmos de maneira com que as crianças compreendam a ordem dos elementos e assim consigam realizar contas simples. Nos foi ensinado também que é possível construir ábacos com materiais recicláveis e decorá-los de forma lúdica para chamar mesmo atenção das crianças, assim conquista-se o interesse em aprender.

Apreciem...

Estes são os Ábacos construídos pelas acadêmicas do curso e pode-se perceber quanta criatividade foi usada nestes materiais, desde recicláveis até os mais decorativos. Imaginem as crianças aprendendo com estes instrumentos?! Dá até vontade de ensinar desse jeito!!!


Já este é o Ábaco que nós construímos utilizando os seguintes materiais: Caixa de ovos, palito de churrasco, tampa de garrafa pet e e.v.a colorido para decorar. O que acharam?

Esperamos que tenham gostado e se inspirado à ensinar e aprender a Matemática com novas perspectivas.

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